Ainda este mês também haverá o eclipse parcial do sol
A Lua começou a ficar vermelha nesta sexta-feira devido a um eclipse total, um espetáculo raro que será seguido por um eclipse parcial do sol em duas semanas. O eclipse lunar, o primeiro do ano, foi visível em sua fase total no continente americano, em grande parte dos oceanos Pacífico e Atlântico, e no extremo-oeste da Europa e da África.
Assim como o lunar, o eclipse solar ocorre quando o Sol, a Lua e a Terra estão perfeitamente alinhados. Desta vez, porém, é a Lua que fica entre o Sol e a Terra, escondendo o Sol total ou parcialmente.
Mesmo no caso de um eclipse parcial, o Sol não deve ser observado diretamente a olho nu, mas apenas com óculos especiais. Seus raios podem queimar a retina, com consequências irreversíveis.
Fonte: Correio do Povo