Sem doadores situação pode ficar pior devido ao feriado
O Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) começa a semana com estoques em níveis críticos. Nesta segunda-feira, a instituição iniciou o dia com apenas 8 bolsas do tipo O positivo, quando o número ideal para operação seria de 80. A situação se repete com os demais tipos sanguíneos, colocando em risco de cancelamento cirurgias eletivas caso o quadro não melhore. Com a proximidade do feriado, a situação tende a se agravar.
Para evitar cancelamentos de procedimentos, o hospital pede aqueles que puderem doar que compareçam no Banco de Sangue localizado na rua São Manuel 543, ou agendem a doação de sangue através do site da instituição.
"O Hospital de Clínicas é um hospital de alta complexidade, em que procedimentos como os transplantes, que não deixaram de acontecer, podem em algum momento ser comprometidos, caso a gente não consiga, em curto espaço de tempo, aumentar o número de doadores." afirma o chefe da Unidade de Terapia Transfusional do HCPA, Dario Eduardo de Lima Brum.
Fonte: POA 24 HORAS