Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

FALTA DE SANGUE

Estoque de sangue em nível crítico pode cancelar procedimentos no Hospital de Clínicas

Instituição de Porto Alegre começou a semana com apenas 8 bolsas de sangue tipo O, quando o ideal seria 80


Sem doadores situação pode ficar pior devido ao feriado

O Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) começa a semana com estoques em níveis críticos. Nesta segunda-feira, a instituição iniciou o dia com apenas 8 bolsas do tipo O positivo, quando o número ideal para operação seria de 80. A situação se repete com os demais tipos sanguíneos, colocando em risco de cancelamento cirurgias eletivas caso o quadro não melhore. Com a proximidade do feriado, a situação tende a se agravar.

Para evitar cancelamentos de procedimentos, o hospital pede aqueles que puderem doar que compareçam no Banco de Sangue localizado na rua São Manuel 543, ou agendem a doação de sangue através do site da instituição.

"O Hospital de Clínicas é um hospital de alta complexidade, em que procedimentos como os transplantes, que não deixaram de acontecer, podem em algum momento ser comprometidos, caso a gente não consiga, em curto espaço de tempo, aumentar o número de doadores." afirma o chefe da Unidade de Terapia Transfusional do HCPA, Dario Eduardo de Lima Brum.

Critérios para a doação de sangue

  • ter de 16 a 69 anos;
  • ter um documento oficial com foto
  • primeira doação antes dos 60 anos;
  • pesar 50kg ou mais;
  • ser saudável;
  • não estar em jejum;
  • apresentar documento de identidade com foto;
  • menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal.

POA 24 HORAS

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!