IMEX

Ciclone extratropical traz chuva forte e risco de tempestades ao RS a partir de quinta-feira

Chuva inicia pelo Oeste e se espalha pelo RS; Porto Alegre tem alerta da Defesa Civil

Por Gervásio Gonçalves em 26/03/2025 às 15:56:56
 Chuva forte e risco de tempestades ao RS a partir de quinta-feira (27)

Chuva forte e risco de tempestades ao RS a partir de quinta-feira (27)

A formação do primeiro ciclone extratropical deste outono deve trazer uma virada de tempo para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Um sistema de baixa pressão atmosférica irá provocar chuva e temporais com fortes rajadas de vento a partir de quinta-feira. Há ainda risco de queda de granizo em pontos isolados e alagamentos em áreas urbanas.

No RS, a chuva chega já na madrugada desta quinta-feira, vinda do Oeste, com formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, que trazem risco de células de tempestades. Ao longo do dia, a chuva avançará pelo território gaúcho, com potencial para fortes rajadas de vento.

Os modelos analisados pela MetSul Meteorologia projetam elevado risco de queda de granizo em vários pontos do território gaúcho, à medida em que os temporais avançam de Oeste para o Centro e Nordeste. A chuva será irregular na passagem da instabilidade, contudo, alerta-se para o risco de chuva forte a torrencial em pontos isolados. Como resultado há risco de alagamentos em áreas urbanas.

Modelos indicam acumulados entre 50 e 100 mm, principalmente da Metade Oeste do RS. Além da alta incidência de raios, rajadas de vento moderadas a fortes e queda de granizo.

Na sexta-feira, a previsão é de uma segunda onda de temporais, mais isolados. Atenção especial às regiões Oeste e Noroeste, sobretudo, na fronteira com a Argentina e entre a Campanha e a Zona Sul. Nessas regiões os temporais poderão avançar com raios, chuva moderada a forte e novas ocorrências de granizo, mais localizados. Rajadas de vento forte deverão ocorrer, especialmente entre a Campanha e a Zona Sul.

Em Porto Alegre, alerta para chuva forte

Em Porto Alegre, a Defesa Civil Municipal emitiu alerta para possibilidade de chuva intensa, rajadas de vento de até 50 km/h, descargas elétricas e queda de granizo. O alerta tem validade entre a tarde de quinta-feira, 27, e a noite de sexta-feira, 28. Os acumulados podem somar 40 mm. A instabilidade mais intensa deve ocorrer na noite de quinta-feira.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e a Catavento Meteorologia e Meio Ambiente, o cenário meteorológico exige atenção, especialmente para áreas vulneráveis. Diante desse cenário, a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) manterá equipes mobilizadas para ações de resposta rápida e apoio à população, caso necessário.

A Defesa Civil recomenda que os moradores evitem enfrentar o mau tempo e se afastem de áreas alagadas, arroios e rios. Quem reside em locais de risco deve buscar abrigo seguro ou utilizar as estruturas disponibilizadas pela Prefeitura. Também é fundamental manter distância de postes, árvores e placas de sinalização, que podem ser derrubadas pelos ventos.


Previsão do tempo para Porto Alegre

Quinta-feira, 27: o dia inicia com céu nublado e temperaturas em torno de 21°C. Ao longo da tarde, há potencial para pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas, com acumulados estimados em 30 mm. Os ventos passam a soprar de nordeste, podendo atingir 50 km/h.

Sexta-feira, 28: dia começa com tempo firme, mas, à tarde, há condições para pancadas de chuva, com acumulados de até 10 mm. As temperaturas variam entre 26°C e 30°C.

Sábado, 29: muita nebulosidade, com chuvas isoladas ao longo do dia. No período da tarde, há possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões da cidade, com acumulados de até 10 mm. Os ventos sopram de sudeste, com intensidade de 20 km/h. As temperaturas oscilam entre 22°C e 29°C.

Domingo, 30: a manhã inicia com nebulosidade, mas haverá aberturas de sol ao longo do dia. Os ventos sopram de leste/sudeste, com intensidade de 13 km/h. As temperaturas variam entre 21°C e 32°C, indicando um dia mais quente.

Fonte: POA 24 HORAS

Comunicar erro
Tia carmen 2

Comentários