
Polícia Civil descobre e faz flagrante de armazenamento de drogas em um pavilhão na Zona Norte às mensagens interceptadas em um grupo de WhatsApp, a Polícia Civil mapeou, desde 2023, a rota do crime que culminou na operação deflagrada nesta terça-feira (4) na Capital gaúcha.
A ação resultou na descoberta de um depósito com quase uma tonelada de maconha no bairro Sarandi, localizado no Beco José Paris, além de prisões em flagrante e apreensões de armas, munições e outros entorpecentes. A investigação apontou que a quadrilha usava o aplicativo de mensagens para coordenar o tráfico de drogas entre o Paraná e o Rio Grande do Sul, empregando códigos criptografados para se comunicar e tentar despistar a polícia.
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil, o grupo investigado fazia parte de uma organização criminosa estruturada, responsável por abastecer diferentes cidades do Estado. O uso de tecnologia e a análise detalhada de conversas interceptadas em grupos de WhatsApp foram fundamentais para desvendar a logística de transporte e distribuição das drogas.
Durante as diligências, os agentes também localizaram armamentos e munições que seriam utilizados em ações criminosas e disputas territoriais entre facções. Além do depósito encontrado em Porto Alegre, outras apreensões foram registradas em Alvorada, cidade da Região Metropolitana.
O delegado responsável pela investigação destacou que o trabalho da polícia foi resultado de uma operação de inteligência iniciada há dois anos, com foco em desmantelar as conexões entre o tráfico local e o interesse interestadual. "A partir das mensagens interceptadas, conseguimos identificar a estrutura da organização e os responsáveis pela movimentação das drogas e armas", afirmou.
A operação reforça a estratégia da Polícia Civil em combater o crime organizado de forma integrada e tecnológica, utilizando recursos de análise de dados e monitoramento digital para enfraquecer a logística do tráfico no Rio Grande do Sul.
A ação foi registrada no bairro Sarandi, Zona Norte de Porto Alegre, e integra as operações de combate ao tráfico deflagradas entre 2023 e 2025.
Fonte: Acontecimentos ZN













