Gruta Azul

Campanha de multivacinação de crianças e adolescentes tem Dia D neste sábado em todo o RS

Por Editor em 12/10/2021 às 17:17:30
São 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras oito até os 15 anos, além de campanhas específicas, como gripe e da Covid. Mais de 41 mil crianças e adolescentes procuraram os postos de saúde na primeira semana. Campanha de vacinação no bairro Restinga, em Porto Alegre

Cristine Rochol/PMPA

O Dia D da campanha que busca colocar em dia a imunização de crianças e adolescentes até 15 anos acontece neste sábado (16) em todo o Rio Grande do Sul. O movimento de multivacinação tem abertura extraordinária das Unidades Básicas de Saúde para a aplicação de 14 tipos de vacinas até os sete anos de idade e outras oito até os 15 anos, fora as que ocorrem em campanhas específicas, como a da gripe e da Covid-19. (Veja a lista aqui)

A pandemia, aliás, acentuou em 2020 a queda na procura por essas vacinas de rotina, o que aumenta a chance de que doenças consideradas erradicadas possam voltar a circular ou aquelas que vinham com baixos índices cresçam. Índices baixos de vacinação aumentam os riscos para doenças imunopreveníveis, como coqueluche, poliomielite, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, meningite meningocócica e pneumocócica, gastroenterite por rotavírus, hepatites A e B, entre outras.

"Na medida em que as doenças passam a não circular mais, justamente porque se mantiveram elevadas coberturas vacinais, principalmente a partir dos anos 2000, muitas doenças se tornaram desconhecidas, fazendo com que algumas pessoas não tenham noção do perigo representado por elas", alerta Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), na primeira semana da multivacinação que começou no dia 1º, 41 mil crianças e adolescentes procuraram os postos de saúde. Dessas, 23 mil tinham alguma dose em atraso que puderam colocar em dia.

Entre o público-alvo da campanha, a faixa etária que apresentou menor número de atrasos em doses foi a de 5 a 9 anos. Das quase 7 mil crianças dessas idades que foram levadas até um posto, 30% necessitaram ser vacinadas.

A faixa etária que realizou o maior número de vacinas na primeira semana foi a dos menores de um ano: 89% das mais de 9,2 mil que compareceram receberam alguma dose que estava pendente no calendário básico.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, 79 unidades de saúde abrem das 9h às 17h. Serão oferecidas 22 vacinas indicadas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

A primeira dose da vacina contra Covid também estará disponível para adolescentes a partir de 12 anos, em 41 unidades de saúde. Nestes locais, haverá segunda dose de CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer para vacinados há 28 dias, 10 e oito semanas, respectivamente.

A terceira dose será oferecida para idosos com 60 anos ou mais vacinados com a segunda aplicação há seis meses, profissionais de saúde vacinados com a segunda dose até 4 de abril e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente do fabricante.

Veja as vacinas

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com CPF. Para segunda e terceira dose, documento de identidade e carteira de vacinação.

Para a dose de reforço, imunossuprimidos precisam comprovar a condição. Já os profissionais de saúde, devem apresentar comprovante de vínculo com o conselho de classe.

Para as demais vacinas, é preciso apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação da criança ou do adolescente.

Vacinas ofertadas até 7 anos:

BCG

Hepatite B

Pentavalente

Pólio inativada

Pólio oral

Rotavírus

Pneumocócica 10- valente

Meningocócica C

Febre amarela

Tríplice Viral

DTP

Hepatite A

Varicela

Vacinas ofertadas para a faixa etária dos 7 a menores de 15 anos:

Hepatite B

Febre amarela

Tríplice Viral

Difteria e tétano adulto

Meningocócia ACWY

HPV quadrivalente

Vacina da Covid-19: maiores de 12 anos

Vídeos: Tudo sobre RS
Comunicar erro
Gruta Azul

Comentários

ugeirm