Gruta Azul

RS tem 21 cidades sem assassinatos há duas décadas; saiba quais são

GZH conferiu a rotina de três das 21 cidades gaúchas que não registram mortes por crimes violentos

Por Ge do Poa em 02/10/2021 às 02:56:06
Em Lagoa dos Três Cantos, o músico Roberto Rudi Port tem uma guitarra grudada na frente de casa há cinco anos. Na rua, o pai, Valdir, de bicicleta

Em Lagoa dos Três Cantos, o músico Roberto Rudi Port tem uma guitarra grudada na frente de casa há cinco anos. Na rua, o pai, Valdir, de bicicleta

No Rio Grande do Sul, 44,6 mil gaúchos vivem em cidades em que há pelo menos 20 anos ninguém é assassinado. Cruzando dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) desde 2002 – ano em que os indicadores passaram a ser sistematizados –, GZH chegou a 21 municípios que não registram mortes violentas há duas décadas. Ao comparar números de homicídio, latrocínios (roubos com morte) e feminicídios, essas cidades aparecem como locais apartados de crimes contra a vida, que só em 2020 fizeram 1.987 vítimas no Estado.


CIDADES QUE NÃO TÊM ASSASSINATOS HÁ 20 ANOS

Entre os 497 municípios gaúchos, 21 estão há duas décadas sem registros de mortes violentas

Saldanha Marinho

Lagoa dos Três Cantos

Coqueiro Baixo

Troqueiro Baixo

Travesseiro

Maratá Alto Feliz

aratá

Alto Feliz


São locais onde a baixa criminalidade interfere na atmosfera na cidade, no comportamento dos moradores e em condutas pouco prováveis para quem vive na Região Metropolitana. Desde uma padaria que, antes de fechar as portas, deixa cucas do lado de fora para os clientes buscá-las mais tarde, até moradores que precisam forçar a memória para recordar da última vez que souberam de um crime.

Com média de 2,1 mil habitantes, esses municípios estão concentrados no Vale do Taquari, no Norte, no Noroeste e na Serra. GZH conheceu três dessas cidades e conta detalhes do estilo de vida dos seus moradores.

PUBLICIDADE

GRUTA AZUL

O melhor da vida passa por aqui !


Comunicar erro
Dill Pedras

Comentários

Gruta Azul