Gruta Azul

Veja o que abre e o que fecha no feriado da Revolução Farroupilha em Porto Alegre

Por Ge do Poa em 17/09/2021 às 21:07:37

Na próxima segunda-feira (20), serviços públicos devem ser prestados com horários especiais. Confira as principais mudanças em Porto Alegre. Acesso ao Túnel da Conceição, no Centro Histórico de Porto Alegre

Alex Rocha/PMPA

O feriado de 20 de Setembro, na próxima segunda-feira, vai alterar a prestação de serviços em Porto Alegre. Confira como será o funcionamento de alguns deles:

SAÚDE

Os prontos-atendimentos e hospitais do município permanecerão abertos 24 horas. Já as unidades de saúde e farmácias distritais estarão fechadas na segunda-feira (20). O atendimento será retomado na terça (21), a partir das 7h ou 8h.

A vacinação contra a Covid seguirá sendo oferecida. Veja os locais

Samu - 192 (plantão 24 horas)

Centro de Informações Toxicológicas (CIT) - 0800 721 3000 (plantão 24 horas)

Disque Vigilância - 150 (Das 8h às 20h)

Farmácia de Medicamentos Especiais - A farmácia não abre na segunda-feira. Volta a atender na terça (21), a partir das 8h, na Avenida Borges de Medeiros, 546, em Porto Alegre.

Hemocentro - O Hemocentro não abre no feriado. O público pode voltar a fazer doações na terça-feira (21), a partir das 8h, na Avenida Bento Gonçalves, 3.722, em Porto Alegre.

SUPERMERCADOS e COMÉRCIO

Mercado Público - As banca estarão fechadas na segunda-feira (20) e reabrem na terça-feira (21), às 7h30. Restaurantes funcionam normalmente.

Todos os supermercados que possuem acordos coletivos de trabalho com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre poderão funcionar normalmente durante o feriado desde que respeitem as regras previstas no documento.

O comércio tem permissão para funcionar durante o feriado. Os proprietários das empresas devem respeitar as regras da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, que prevê a obrigatoriedade de acordo coletivo por parte das lojas que queiram funcionar com mão de obra de funcionários aos domingos e feriados.

PUBLICIDADE

GRUTA AZUL


BANCOS

Os bancos não abrem em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou nacionais, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As contas que vencem nesses dias podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros.

TRÂNSITO

As linhas de ônibus vão operar com tabela de feriado. As informações sobre os horários das viagens podem ser consultadas, no dia, pelo site da EPTC. O atendimento ao cidadão pode ser feito pelo número 156.

TRENSURB

Se chover, os intervalos entre trens seguirão a tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 20 em 20 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos. A tabela com a relação de horários pode ser conferida aqui. Caso não chova, os intervalos entre trens serão de 15 minutos no trecho Mercado-Unisinos e de 30 minutos no trecho Unisinos-Novo Hamburgo.

A passagem da Trensurb sobe para R$ 4,50 a partir de segunda.

LIMPEZA

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalhará com todas as coletas de lixo durante o feriado: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

CULTURA

A maioria dos museus, teatros e bibliotecas estão fechados. As exceções são o Museu Histórico Farroupilha, o Theatro São Pedro e Casa de Cultura Mário Quintana. A programação desses locais para a data pode ser conferida aqui.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas no telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Comunicar erro
Gruta Azul

Comentários

ugeirm