Gruta Azul

Cabul recebe 1º voo comercial internacional desde a volta do Talibã ao poder

Por Gê do Poa em 13/09/2021 às 21:26:35

O aeroporto estava praticamente inoperante desde que as tropas dos Estados Unidos concluíram sua caótica saída em 30 de agosto, após uma frenética operação de retirada que permitiu a fuga de mais de 120.000 pessoas do país.

Desde então, as novas autoridades afegãs tentavam retomar as operações no aeroporto, com a ajuda técnica do Catar e de outros países.

Nesta segunda-feira, um avião da Pakistan International Airlines procedente de Islamabad pousou às 10h30 locais (3h de Brasília), antes de decolar horas depois rumo à capital paquistanesa.

Quase 70 pessoas estavam a bordo do voo para Islamabad, em sua maioria parentes de funcionários de organizações internacionais, como o Banco Mundial, informaram fontes aeroportuárias.

GRUTA AZUL


"Estou sendo retirado. Meu destino final é o Tadjiquistão. Retornarei apenas se a situação permitir que as mulheres trabalhem e se movimentem livremente", disse uma mulher de 35 anos que trabalha para o Banco Mundial e que não revelou a identidade.

Um estudante universitário de 22 anos afirmou que pretende ficar um mês no Paquistão.


"Estou triste e feliz. Triste pelo país, mas feliz de partir por certo tempo", destacou.

GRUTA AZUL


No voo que pousou em Cabul, havia "apenas umas 10 pessoas (...), talvez mais membros da tripulação que passageiros", relatou um jornalista da AFP que estava a bordo.

A retomada dos voos comerciais é o primeiro sinal de normalização econômica do país e um teste para o Talibã. Em várias ocasiões, o grupo prometeu que permitirá a saída livre dos afegãos que estiverem com a documentação em ordem.

Vários países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) admitiram que não tiveram tempo de retirar milhares de afegãos em situação de risco antes do prazo de 31 de agosto estabelecido por Washington para deixar o país.

GRUTA AZUL


AGUARDE AS SURPRESAS QUE ESPERAM POR VOCÊ EM NOSSO ANIVERSÁRIO DE 43 ANOS DE GRUTA AZUL

Comunicar erro
Gruta Azul

Comentários

ugeirm