O amanhecer desta segunda-feira foi gelado em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira com mínimas que caíram abaixo dos 5ÂșC e foram até negativas na Serra do Sudeste. Alguns pontos do Sul e do Leste tiveram as suas menores mínimas do ano até agora.
O forte resfriamento noturno foi favorecido pelo tempo mais aberto na comparação com o dia de ontem, quando ainda havia ainda muitas nuvens sobre o estado e as mínimas mais baixas se deram no Oeste, no Centro e no Sul gaúcho que estavam com escassa nebulosidade.
Como o centro da massa de ar frio passou pelo Sul e o Leste gaúcho nas últimas horas, estas ĂĄreas do estado acabaram por registrar as menores mínimas na madrugada desta segunda-feira. O frio da madrugada de hoje proporcionou, inclusive, a formação de geada em locais do Sul e da Campanha gaúcha enquanto mais a Nordeste do estado a presença de nuvens dificultou uma queda maior da temperatura e a geada nos locais de maior altitude do estado e que são tradicionalmente os mais frios.
A massa de ar frio estĂĄ associada a um centro de alta pressão de 1.025 hPa que nesta segunda estĂĄ sobre o Rio da Prata, o que explica o frio ter sido mais intenso no Sul gaúcho. No outro lado da fronteira, as mínimas no Uruguai hoje desceram a -0,3ÂșC em Tacuarembó, 0,2ÂșC em Florida e Colonia, 0,8ÂșC em Melo e Rivera, e 0,9ÂșC em Durazno. Montevidéu teve 3,4ÂșC em Melilla e 3,8ÂșC no Prado.
METSUL METEOROLOGIA
Autor: LUIZ F. NACHTIGALL
#poa24horas
#gedopoa
#gervasioDoPoa24hs
Fonte: MetSul