22/09/2023 +55 (51) 992423347

Últimas Notícias

Kto

Operação X-CON da Polícia Civil do Rio Grande do Sul foi destaque no programa Linha Direta

Por Gervásio do POA 24h 29/05/2023 às 06:38:24

A Operação X-CON da Polícia Civil, que teve 3 fases no combate aos crimes de extorsão, associação criminosa e lavagem de dinheiro, recebeu destaque no programa Linha Direta que foi ao ar na última quinta-feira (25/5). Desencadeada pela Delegacia de Polícia de Esteio, a operação desarticulou um grupo de criminosos que aplicavam o "Golpe dos Nudes"

Bastante conhecido e noticiado, esse golpe consiste inicialmente em um primeiro contato com uma possível vítima, ou por uma rede social ou pelo aplicativo Whatsapp, onde uma pessoa jovem e bonita instiga uma vítima a trocar mensagens de cunho sexual e fotos íntimas. Na sequ√™ncia, outra pessoa se apresenta como pai da jovem, dizendo que a filha é menor de idade e a conduta da vítima se amolda ao crime de pedofilia. Para não denunciar, isto é, para não levar o fato ao conhecimento de um Delegado de Polícia acarretando, consequentemente, na prisão da vítima, o suposto pai exige depósitos em dinheiro.

Na maioria das vezes, após o recebimento de valores, o extorsion√°rio continua exigindo dinheiro dizendo que haver√° a necessidade de submeter sua filha a tratamento psicológico ou, ainda, exigindo o depósito de valores, como em um dos casos analisados pela investigação, para o enterro da adolescente que, em razão dos graves danos psicológicos sofridos atentou contra a própria vida, praticando suicídio. É bastante comum também, nesses casos, a presença de uma quarta pessoa envolvida, que se apresenta como policial, muitas vezes com fotos e nomes reais retirados das redes sociais, dizendo que est√° sendo registrada uma ocorr√™ncia e que ser√° expedido mandado de prisão contra a vítima, a deixando desesperada e fazendo com que deposite mais dinheiro aos golpistas.

No caso das investigações efetivadas pela Polícia de Esteio, as quais tiveram início em maio de 2021, observou-se algumas peculiaridades. Inicialmente tomou-se como base o afastamento do sigilo banc√°rio no período de dois meses, de duas investigadas, onde foi constatada a movimentação de R$ 160.600,00 reais em uma das contas e R$ 357.000,00 reais em outra conta banc√°ria da segunda suspeita. A partir dessas primeiras informações foi representado pela quebra de sigilo banc√°rio dos benefici√°rios dos valores repassados pelas duas investigadas, também analisado um curto período de tempo, constatando-se imenso fluxo financeiro, incompatível com a renda informada pelas suspeitas.

Outra informação é a de que TODOS tinham vinculação com presos ou ex detentos ligados a uma facção, cujo líder aparece como um dos donos da linha telefônica utilizada em diversos golpes. Assim, durante as investigações ficou demonstrado que existiam os benefici√°rios diretos das extorsões praticadas, os quais são os recebedores das quantias advindas da extorsão e os destinat√°rios finais que recebem dinheiro de origem criminosa repassados por outros extorsion√°rios, gastam e constituem empresas de fachada, provavelmente para lavagem de dinheiro.

Ficou identificado na investigação que os "comandantes" do esquema eram líderes de galerias das Penitenci√°rias sendo aqueles que, provavelmente, acompanham e auxiliam diretamente as atividades de extorsão praticadas por presos de sua galeria.

Chamou a atenção na investigação, que os indivíduos utilizavam os aparelhos de whatsapp, se passando por Delegados de Polícia e outras autoridades públicas, ameaçando as vítimas e exigindo o recebimento de valores para que elas não fossem presas.

Confira os dados das 3 fases da operação X-CON desencadeadas pela Polícia Civil:

DADOS : 1 ª FASE - DATA - 30.09.2021

MBAs- 44

PRISÕES- 32

QUEBRAS DE SIGILO BANC√ĀRIO : 25

SEQUESTRO DE BENS : 12

BLOQUEIO DE CONTAS: 5 MILHÕES

Cidades: Em todo os Estado

DADOS : 2ª FASE - DATA - 22.02.2022

MBAs- 23

PRISÕES- 19

QUEBRAS DE SIGILO BANC√ĀRIO : 20

Cidades: Esteio, Alvorada, São Leopoldo, São Borja, Itaqui, Torres, Farroupilha, Charqueadas, Montenegro e Porto Alegre

DADOS : 3ª FASE - DATA - 22.09.2022

MBAs- 52

PRISÕES- 38

QUEBRAS DE SIGILO BANC√ĀRIO : 25

BLOQUEIO DE CONTAS: 2 MILHÕES

Cidades: Esteio, Canoas, Eldorado do Sul, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Est√Ęncia Velha, Lindolfo Collor, Montenegro, Passo Fundo, Lageado, Xangri-l√°, Charqueadas.

Cabe destacar que nenhum Policial Civil, seja Agente ou Delegado, entra em contato para solicitar valores. Em dúvida, procure a Delegacia de Polícia mais próxima e faça o registro de ocorr√™ncia


Fonte: Poa 24 Horas

Comunicar erro
Coment√°rios