30/09/2023 +55 (51) 992423347

Últimas Notícias

Kto

Banco do Brasil emite comunicado importante sobre cartões de crédito e os clientes precisam saber

√Č a 1¬™ vez que o presidente da Venezuela vem ao Brasil desde que foi proibido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2019

Por Gervásio do POA 24h 29/05/2023 às 05:35:48

Maduro chegou a Brasília com a primeira-dama Cilia Flores; é a 1ª vez que o chefe venezuelano vem ao Brasil desde 2015

O presidente da Venezuela, Nicol√°s Maduro, desembarcou em Brasília às 21h24 deste domingo (28.mai.2023). Ele e o presidente Luiz In√°cio Lula da Silva (PT) participarão de reunião bilateral na 2¬™ feira (29.mai) às 10h, no Pal√°cio do Planalto. Depois, o venezuelano ser√° recebido em almoço no Itamaraty. Maduro pousou na Base Aérea de Brasília e foi recepcionado pela embaixadora Gisela Maria Figueiredo Padovan, secret√°ria de América Latina e Caribe do Itamaraty, e pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. O chefe venezuelano chegou acompanhado da primeira-dama Cilia Flores.

É a 1¬™ vez que Maduro vem ao Brasil desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff. Em 2019, ele foi proibido de entrar no país pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao romper com o país vizinho. O próprio Bolsonaro, no entanto, revogou, em 30 de dezembro de 2022, o decreto que impedia a entrada de integrantes da administração de Maduro em território nacional.

A revogação tinha como objetivo permitir que Maduro viesse ao Brasil para participar da posse de Lula, em 1¬ļ de janeiro de 2023. Como a proibição caiu em cima da hora, não houve tempo de Caracas organizar a comitiva presidencial...

Desde sua posse, Lula retomou os laços diplom√°ticos com a Venezuela. Em janeiro, o governo reabriu a embaixada do Brasil em Caracas, capital da Venezuela. O assessor especial da presid√™ncia para assuntos internacionais, o ex-chanceler Celso Amorim, visitou a cidade em março e se reuniu com Maduro. Também teve encontros com integrantes da oposição.

Na época, disse ter visto um "clima de incentivo à democracia". A visita não foi informada previamente pelo Itamaraty e nem pelo Pal√°cio do Planalto.

Na 3¬™ feira (30.mai), Maduro participa da reunião com os presidentes dos países da América do Sul. O encontro ser√° realizado ao longo de toda a próxima 3¬™ feira (30.mai) no Itamaraty. Lula participar√° de todo o evento.

A niciativa de convidar os presidentes dos 12 países da região partiu do governo brasileiro. Lula vai propor aos demais chefes de Estado a criação de um novo mecanismo de coordenação com a participação de todas as nações do continente sul-americano. O objetivo é retomar um espaço de deliberação conjunta para a integração regional, a despeito das diverg√™ncias políticas entre os governo.

Ser√° o 1¬ļ encontro com todo o grupo desde 2014, quando houve a última reunião da Unasul (União das Nações Sul-americanas) com todas as nações do bloco.





Fonte: Poa 24 Horas

Comunicar erro
Coment√°rios