Últimas Notícias Tempo

Mudança à vista! Chuvas intensas vão retornar às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Por Gê do Poa

24/05/2023 às 03:23:32 - Atualizado h√°

Uma mudança de padrão est√° prevista para acontecer a partir do fim desta semana através do avanço de uma frente fria. O frio também ir√° retornar com mais força no centro-sul do Brasil.

Após esta semana com veranico de maio sendo caracterizado no centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul, uma mudança de padrão acontece por volta da sexta-feira (26) através do avanço de uma frente fria pela Região Sul que consegue chegar até o Sudeste e influenciar o tempo também no Centro-Oeste. Posteriormente, uma região de cavado pode se formar e potencializar as chuvas entre as tr√™s regiões.

Mas o que est√° provocando essa mudança de padrão?

Quem acompanha a Meteored Brasil j√° sabe! São as oscilações Ant√°rtica (AAO) e de Madden-Julian (MJO).

A AAO j√° apresenta uma forte tend√™ncia negativa, mas como estava muito positiva, ainda atua nessa condição, favorecendo o tempo mais seco no centro-sul e a ocorr√™ncia do veranico. No entanto, nos próximos dias, o índice consegue atingir a neutralidade e até mesmo atuar em valores negativos, proporcionando uma condição favor√°vel à atuação de frente fria e massa de ar frio no centro-sul do Brasil.

J√° a MJO, sai da fase 6, que dificulta a convecção do sul do Brasil, ou seja, a formação de nuvens de chuva, e passa a atuar ou na fase 7 ou em neutralidade, não criando nenhum impeditivo para a formação de instabilidades.

Assim, esses dois fatores clim√°ticos vão proporcionar essa mudança de padrão que pode se estender pela primeira semana de junho.

Detalhes da mudança de padrão

Na sexta-feira (26), uma frente fria inicia o seu avanço pelo Rio Grande do Sul, atuando j√° pela manhã no Oeste e região da Campanha. No entanto, em virtude da dist√Ęncia da previsão e por se tratar do avanço de uma frente fria, h√° a possibilidade do adiantamento do sistema para a madrugada. O sistema frontal avança ao longo do dia, levando potencial para a ocorr√™ncia de tempestade e chuvas intensas.

Essa mudança de padrão pode proporcionar eventos de tempestade e chuvas intensas, até mesmo com intensidade acima do esperado para a época do ano.

No s√°bado (27), a frente fria consegue avançar pela Região Sul e mudar o tempo nos estados de Santa Catarina e do Paran√°. Pelo fato de o sistema perder um pouco da intensidade, o potencial para tempestades diminui.



Comunicar erro
Poa 24 Horas

© 2023 Poa 24 Horas

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Poa 24 Horas