Últimas Notícias Noticias

Desembargador suspende decisão que mandava Eduardo Cunha entregar carros de luxo

Por Editor

15/03/2023 às 21:50:15 - Atualizado h√°
Conforme entendimento do magistrado Marcelo Malucelli, do TRF4, o caso é de competência da Justiça Eleitoral. Ex-deputado federal afirma que vai entrar com pedido de suspeição do novo juiz da Lava Jato em Curitiba, Eduardo Appio. Eduardo Cunha, ex-presidente da C√Ęmara

Ueslei Marcelino/Reuters

O desembargador Marcelo Malucelli, do Tribunal Regional Federal da 4¬™ Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, suspendeu, na terça-feira (14), a decisão do juiz Eduardo Appio, da 13¬™ Vara Federal de Curitiba, que mandava o ex-deputado federal Eduardo Cunha devolver seis carros de luxo bloqueados pela Operação Lava Jato. Conforme o entendimento do magistrado, o caso é de competência da Justiça Eleitoral. A suspensão é liminar, com validade até que a 8¬™ Turma do TRF4 julgue de forma colegiada.

''Parece claro que ao juízo eleitoral compete decidir sobre a destinação dos bens em questão em relação à ação penal, não havendo qualquer sentido prático, neste momento, em se retirar do juízo competente a definição sobre a permanência do bloqueio decretado ou eventual depósito dos bens em questão'', conclui Malucelli.

Em publicação nas redes sociais, o ex-deputado federal disse que a decisão anterior "quis criar constrangimento público, com a história de entrega de carros". Cunha acrescenta que seus advogados de defesa vão entrar com pedido de suspeição do novo juiz da Lava Jato em Curitiba, Eduardo Appio.

Veja quem é o novo juiz da Lava Jato em Curitiba

Novo juiz da Lava Jato determina que Cunha entregue carros

O bloqueio dos automóveis foi determinado em 2016. Na época, o ex-juiz Sérgio Moro definiu que, apesar da decisão, os veículos deveriam permanecer sob posse da família de Cunha. Na semana passada, o juiz Eduardo Appio revogou a determinação. A medida, assinada na quinta-feira (9), dava o prazo de cinco dias úteis após a intimação da parte.

''Revogo, por conseguinte, o respeitável despacho judicial deste Juízo Federal (nos autos de pedido de prisão preventiva de EDUARDO CUNHA [...] o qual havia autorizado que o acusado EDUARDO CUNHA (e seus familiares) ficassem na posse dos veículos de luxo abaixo mencionados'', cita um trecho.

O g1 teve acesso ao documento. A lista de veículos inclui:

dois Porsche Cayenne;

um Ford Fusion;

um Ford Edge;

um Hyundai Tucson;

um Volkswagen Passat.

Eduardo Cunha em foto de arquivo

Eraldo Peres/AP

VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Comunicar erro
Poa 24 Horas

© 2023 Poa 24 Horas

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Poa 24 Horas