22/09/2023 +55 (51) 992423347

Últimas Notícias

Kto

Litoral do RS registra mais de 85 mil lesões por água-viva de dezembro a fevereiro, dizem Bombeiros

Por Ge do Poa 18/02/2023 às 20:14:10
Segundo o Corpo de Bombeiros, n√ļmero aumentou 900% em relação ao mesmo per√≠odo do verão anterior. Litoral do RS registra mais de 85 mil lesões por √°gua-viva de dezembro a fevereiro

O Litoral do Rio Grande do Sul j√° registrou, de dezembro a fevereiro deste ano, mais de 85 mil lesões por √°gua-viva. A maior parte dos casos (78.559) ocorreu no Litoral Norte, enquanto apenas 7.421 foram registrados no Litoral Sul. Os dados são do Corpo de Bombeiros.

O n√ļmero do Litoral Norte representa um aumento de 900% em relação ao mesmo per√≠odo do ano anterior, que teve 7.924 casos.

De acordo com o chefe de operações do Corpo de Bombeiros, major Isandre Nunes, o aumento pode ser atribu√≠do a uma combinação de fatores como a maior quantidade de dias de sol e calor, aumento da quantidade de banhistas e maior tempo de perman√™ncia das pessoas na √°gua.

"Esta combinação que para nós se justifica o aumento de ocorr√™ncias. O fluxo de pessoas, mais dias de sol, e o mar mais atraente faz com que as pessoas permaneçam mais tempo na √°gua", diz.

Água-viva

Reprodução/RBS TV

Para a professora de biologia marinha da UFRGS, Carla Menegola, h√° outros motivos que colaboram pra o aparecimento de √°guas-vivas em larga escala.

"Esse aumento da temperatura ou essa manutenção de uma √°gua mais quente faz com que o boom reprodutivo aumente. A gente est√° tendo pesca indiscriminada sem fiscalização em muitos lugares, então quando eu retiro os estoques pesqueiros que eram os predadores das √°guas-vivas, eu estou desequilibrando a cadeia alimentar marinha", explica.

Nas praias do Litoral, foram colocadas bandeiras roxas em locais onde nas √ļltimas horas pelo menos um caso de queimadura foi registrado.

A orientação para os banhistas é que, ao ter contato com os animais, busquem ajuda nas guaritas dos salva-vidas, que aplicam vinagre para a dor diminuir.

Aviso de infestação de √°guas-vivas no Litoral do RS

Comunicar erro
Coment√°rios