Moradora de Caxias do Sul morreu após abandonar tratamento médico e seguir indicações de homem que se dizia 'terapeuta sensitivo'. Curandeiro que prometia a cura do cĂąncer foi indiciado por estelionato
A PolĂcia Civil indiciou por estelionato Rui Carlos Muller, homem que se diz 'terapeuta sensitivo', após ele prometer cura a uma paciente com cĂąncer em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. A mulher abandonou o tratamento médico para seguir a dieta indicada pelo curandeiro e morreu em setembro de 2022.
O inquérito foi enviado à Justiça esta semana. O caso foi revelado em outubro, após reportagem da RBS TV.
A defesa de Rui Muller informou que ele "colaborou com as investigações e que vai se manifestar somente em eventual processo judicial, caso a denĂșncia seja acolhida pelo Ministério PĂșblico (MP) e respeitada a ampla defesa, direito ao contraditório e devido processo legal".
'Para de incomodar': ouça mensagens de curandeiro
Limão nos olhos: veja dieta de curandeiro
Homem que se diz terapeuta sensitivo indica dietas restritivas para cura do cĂąncer no RS
Reprodução/RBS TV
De acordo com a famĂlia da paciente, Silvana Andelieri começou o tratamento com quimioterapia em fevereiro, quando um tumor no fĂgado foi diagnosticado. Após consulta com o curandeiro, ela deixou de se alimentar adequadamente e até de beber ĂĄgua, por indicação do homem. O tratamento milagroso custou 11 transferĂȘncias bancĂĄrias que somam R$ 3 mil.
O marido da paciente, MĂĄrcio Rodrigo Andelieri, se diz aliviado com o resultado da investigação.
"Um alĂvio. Porque agora eu sei que realmente ele não vai, espero que ele não prejudique mais ninguém", fala.
Relembre: comerciante morre após aderir a dieta de curandeiro no RS
Investigação
O homem impressionou a polĂcia durante seu depoimento. Ele não apenas confirmou que prometia a cura do cĂąncer, como também teria tratado celebridades e até dois papas.
"Ele se admite como ser diferenciado, um ser superior, e não esconde isso, fala com a maior naturalidade", diz o delegado Paulo César Jardim.
Segundo a polĂcia, o curandeiro confirmou ter atendido Silvana. Ele afirmou que a paciente morreu por não ter seguido suas indicações.
"Ele falou que ela morreu porque não seguiu o tratamento dele. Que o tratamento dele basicamente era de restrição em função da alimentação, e que ela não seguiu tratamento dele", conta o delegado.
Relembre
O marido de Silvana contou à reportagem que a esposa conheceu Rui Caros Muller por meio de uma amiga.
"No dia que ela fez a segunda sessão de quimioterapia, ela passou mal e falou com essa amiga, e ela disse: 'Para, não usa essas quĂmica no teu organismo! Tem um cara em Porto Alegre que vai te ajudar', e passou o contato dele", diz.
O atendimento foi feito por videoconferĂȘncia. A irmã da vĂtima, Silvia de Lima, conta que a promessa era de uma cura milagrosa através de uma dieta, que proibia também a ingestão de ĂĄgua, açĂșcar, folhas verdes e algumas frutas.
"Pão integral, milho, nada de verduras, nada de outras frutas, nada. Tirou ĂĄgua. 'Não precisa tomar', ele dizia. Sendo que quem faz quimio tem que beber muita ĂĄgua para desintoxicar o corpo. Então ele dizia que não tem que tomar ĂĄgua, que tu não sabe do que que era, e cada vez que ela falava com ele era um absurdo", lembra a irmã.
Veja mensagens trocadas por paciente com cĂąncer e curandeiro no RS
A famĂlia conta que Silvana foi convencida pelo falso curandeiro a abandonar o tratamento médico e começar a fazer a dieta. Porém, meses depois, começou a se sentir fraca.
"Ela foi ficando fraquinha até chegar no ponto que ela chegou, não tinha força nem pra falar, e teve que se alimentar por sonda depois", relata o marido.
Em vĂdeos publicados na internet, Rui Carlos Muller defende a suposta dieta milagrosa no lugar da quimioterapia, e expõe teorias sem comprovação cientĂfica.
"O que é cĂąncer? São aglomerados de toxinas. Mulher que tem cĂąncer no seio ou extirpa, ou faz quimioterapia, e daĂ? Toda doença tem cura. Tem que parar de ingerir toxina. As piores: arroz branco... Carne é alimento morto, é cadĂĄver. Tudo que galinha come, fungos, sarnas, vai para a gema. A gema é alimento de mais podridão na natureza. Todo remédio que é vitamina C, não tome pelo amor de Deus", descreve, sem fundamentação cientĂfica.
Curandeiro convence mulher com cĂąncer a abandonar o tratamento
Falsa consulta
Em busca de justiça, o marido decidiu marcar uma consulta com o curandeiro, se fazendo passar por um paciente com cĂąncer. A reportagem da RBS TV acompanhou a consulta com uma cĂąmera escondida.
"Inventei que tinha um cĂąncer no intestino e ele disse que é sensitivo, que viu que eu não vou até o final do ano, mas antes tem que pagar", conta.
Rui diz ser capaz de ver os ossos do paciente e receita uma dieta para a cura de um cĂąncer que MĂĄrcio não tem. Ele também reafirmou a importĂąncia de uma dieta sem ĂĄgua e folhas verdes.
"O rosto dele estĂĄ com muito muco, nós vamos ter que trabalhar esse muco todo. Vai cair para o teu corpo, então tu não vai poder comer banana, por exemplo. Banana é mucosa demais", disse.
Passagens pela polĂcia
A primeira queixa contra Rui Carlos Muller foi feita hĂĄ 20 anos. Na época, uma paciente dele, de Jaguarão, procurou a polĂcia para denunciar que foi atraĂda pelas curas milagrosas prometidas por Rui, e que foi enganada durante uma consulta para tratar um problema no nariz e perda auditiva.
Sem examinĂĄ-la e nem perguntar sobre o estado de saĂșde, ele teria receitado pingar limão nos olhos e ingetar glicerina lĂquida via retal. Na época, ele foi indiciado por estelionato e curandeirismo. Só que o processo foi arquivado em 2005.
O histórico policial de Rui também tem denĂșncia por exercĂcio ilegal da profissão, em 2016, pelo Conselho Regional de Nutricionistas. Segundo o Ministério PĂșblico, esse processo também foi arquivado em razão de a polĂcia não ter encontrado indĂcios de crime. Diante das novas denĂșncias, um inquérito deve ser aberto.
Homem que se diz terapeuta sensitivo indica dietas restritivas para cura do cĂąncer no RS
Reprodução/RBS TV
VĂDEOS: Tudo sobre o RS