TV NEWS

Moradores de Santana do Livramento protestam contra maus-tratos a animais da cidade

Por Gervásio do POA 24h em 24/01/2023 às 09:17:12
Comunidade acredita que cachorros e gatos estão sendo envenenados. Desde novembro do ano passado, 60 já morreram. Polícia investiga os casos. Moradores protestam contra morte de animais em Santana do Livramento

Isa Severo/RBS TV

Moradores de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, realizaram um protesto no final da tarde de segunda-feira (23), pedindo por justiça pelos casos de maus-tratos e mortes por envenenamento de animais registrados no município. Em menos de três meses, cerca de 60 animais já morreram, segundo eles.

A caminhada saiu da Praça General Osório, passando por ruas centrais e encerrando com um ato em frente à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

De acordo com os moradores, já são 56 dias com diversos registros de atos cruéis contra os animais. Os primeiros casos tratavam de cães e gatos encontrados mortos no dia 28 de novembro do ano passado, no bairro Planalto. Atualmente, só nesta localidade já foram localizados 36 cães e 13 gatos mortos. Outros casos foram registrados em pelo menos mais seis bairros da cidade.

A delegada Giovana Muller, titular da 1ª Delegacia da Polícia Civil da cidade, investiga os casos e busca imagens de câmeras de segurança que possam apontar possíveis autores dos crimes.

Moradores de Santana do Livramento protestam contra maus-tratos a animais da cidade

O caso que mais causou comoção foi o dos cães comunitários "Gorda" e "Pirata". Eles eram conhecidos de todos e viviam no Centro, onde eram cuidados por lojistas. Ambos foram encontrados mortos no dia 14 de janeiro.

A principal hipótese da polícia é que os animais tenham ingerido algum tipo de alimento envenenado no Parque Internacional, próximo ao local que eles viviam. A polícia está tentando identificar a autoria do crime.

No dia 17 de janeiro, mais nove cães morreram. Oito com suspeita de envenenamento e um degolado. Um cão foi salvo a tempo por veterinários.

Comunicar erro
TV NEWS

Comentários

Tia Carmen
Tia carmen