TV NEWS

PM coloca saco na cabeça de mulher durante abordagem em Novo Hamburgo; 'Medo', diz vítima

Por Gê do Poa em 03/01/2023 às 08:03:11
Covardia e Tortura de Brigadiano ao colocar saco plástico para sufocar mulher

Covardia e Tortura de Brigadiano ao colocar saco plástico para sufocar mulher

Caso aconteceu em um bar na noite de domingo (1º). Apavorada, vítima disse em entrevista que está apavorada e que teme que os policias voltem. PM coloca saco na cabeça de mulher durante abordagem em Novo Hamburgo

Um policial militar (PM) foi flagrado em vídeo colocando um saco na cabeça de uma mulher durante uma abordagem na noite de domingo (1º) em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Um colega dele aparece no vídeo observando a agressão (veja acima).

De acordo com a Corregedoria-Geral da Brigada Militar, um inquérito foi instaurado para apurar a conduta dos PMs e os dois foram afastados do policiamento em vias públicas. Os nomes deles não foram divulgados pela corporação.

A vítima conversou com a reportagem da RBS TV. Ela prefere não ser identificada, pois disse que foi ameaçada pelos policiais.

"Medo, medo. Porque quem tinha que estar nos protegendo fez isso. Medo", diz ela apavorada, temendo que os policias voltem.

O que aconteceu

PM coloca saco na cabeça de mulher durante abordagem em Novo Hamburgo; "Medo", diz vítima

A agressão aconteceu em um bar. Segundo testemunhas, os policiais trancaram a porta do estabelecimento comercial para fazer a abordagem, mas, por meio de uma fresta, uma pessoa gravou o que aconteceu dentro.

A vítima conta que as imagens mostram um dos policiais colocando um saco de lixo na cabeça dela enquanto o outro observa.

"Eu estava aqui fora, tomando cerveja, porque é normal eu vir pra cá, né? Aí, a polícia veio e simplesmente abordou meu marido. Aí, ele pegou e veio já com a arma para cabeça dele: 'entra, entra, entra!'. Nós entramos. Ali, foi um filme de terror. Botaram saco na cabeça dele, algemaram ele, bateram nele. Aí, no que foram, vieram em mim. Botaram saco na minha cabeça. A sorte foi que a pessoa foi e filmou. Se não, não sabia, acho que eu não ia nem tá mais aqui", conta.

"Eles só falaram: 'fala, se tu sabe alguma coisa, fala'. Falar o que? Não tem nada o que falar", desabafa.

Ela conta que os policiais pegaram dinheiro e bebida do local. Além disso, que a dupla ficou apavorada e fugiu quando percebeu que havia sido gravada. Após, voltaram ao local para ameaçar as pessoas de morte.

"[Disseram que] se vazar esse vídeo, a gente ia morrer", diz.

Inquérito

PM coloca saco na cabeça de mulher em Novo Hamburgo

Divulgação

O vídeo chegou até a Corregedoria-Geral da Brigada Militar. Segundo Vladimir da Rosa, corregedor-geral da BM, a forma da abordagem dos dois policiais "é uma ocorrência que foge do padrão".

"(...) As imagens são claras (...) Isso é impactante no sentido de que foge do padrão operacional que nós adotamos, que todos os dias é trabalhado nas paradas de serviço. Quando os profissionais ingressam para tirar o seu serviço, tem a conversa do coordenador, tenente, capitães, sobre o procedimento de melhor agir em prol da nossa sociedade", afirma Rosa.

Os policiais ficaram em silêncio durante depoimento prestado à corregedoria na segunda-feira (2). A investigação, que deve ser concluída em uma semana, ainda busca descobrir se outros policiais participaram da mesma abordagem.

A corregedoria disse que, devido a esse e outros casos recentes de violação de direitos humanos por parte de policiais, a BM vai fazer treinamentos de reciclagem com os policiais.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Comunicar erro
TV NEWS

Comentários

Tia Carmen
Tia carmen