TV NEWS

Quatro policiais militares são afastados após agredirem a cassetadas e chutes em dois homens na festa de ano novo em Gramado

Por Gê do Poa em 03/01/2023 às 06:03:12
Segundo Brigada Militar, medida foi tomada para preservar policiais e observar se agentes usaram técnica correta para conter confusão. Uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo e balas de borracha, serão analisados. Quatro policiais militares são afastados após briga generalizada em Gramado (RS)

O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) da Serra, por meio do Comando do 1? Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, afastou do policiamento quatro policiais militares da Força Tática após uma confusão generalizada no Réveillon de Gramado, na Serra do RS. Eles ficarão em funções administrativas.

Uma pessoa foi presa por portar uma arma branca e outras quatro foram detidas por envolvimento nos confrontos.

Segundo a Brigada Militar (BM), a medida foi tomada para preservar os policiais e observar se os agentes usaram a técnica correta para conter a briga entre integrantes do público que assistia ao evento.

De acordo com a BM, muitos turistas e moradores ainda confraternizavam nas proximidades da Rua Coberta após a virada e, durante a madrugada, foram registradas várias brigas generalizadas e depredações de estabelecimentos com o arremesso de garrafas. Isso teria colocado em risco pessoas que não estavam diretamente envolvidas no confronto.

Ainda de acordo com a corporação, a Força Tática tentou controlar a confusão identificando e abordando os envolvidos que estavam mais agressivos e alterados, para depois retirá-los do meio do público.

Segundo o comandante do CRPO-Serra, Coronel Márcio José Rosa da Luz, será analisada a postura dos policiais militares em relação ao uso de instrumentos de menor potencial ofensivo, como gás lacrimogêneo, balas de borracha, entre outros.

A Brigada Militar espera que este processo seja concluído em duas semanas. Neste período, os quatro policiais vão ficar exercendo atividades administrativas. Ainda segundo o coronel, os policiais fazem parte do CRPO, por meio do Comando do 1? Batalhão de Policiamento em áreas turísticas e davam apoio a operação de segurança ao Natal Luz.

Briga generalizada foi controlada por policiais após a festa de ano novo em Gramado

Reprodução/Redes sociais

Nota do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra

O Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra, por meio do comando do 1? Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, esclarece a respeito da atuação dos policiais militares durante madrugada de 1? de janeiro, após o evento de réveillon, no centro de Gramado.

Após a virada, muitos turistas e moradores ainda confraternizavam nas proximidades da Rua Coberta e, durante a madrugada, ocorreram episódios de brigas generalizadas e depredações de estabelecimentos com o arremesso de garrafas, fato que colocava em risco a integridade física das pessoas presentes que não estavam diretamente envolvidas no confronto.

Imediatamente, guarnições da Força Tática interviram, identificando os indivíduos que estavam mais agressivos e alterados, e iniciaram manobra para a dispersão e retirada desses indivíduos de circulação.

A postura dos policiais militares no que tange ao emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo será analisada oportunamente pelo comando da unidade, e os PMs foram temporariamente afastados das atividades de polícia ostensiva, até a conclusão da apuração.

No total, quatro pessoas foram detidas pela Brigada Militar por envolvimento nos confrontos, e outro indivíduo foi preso portando uma arma branca no mesmo local.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Comunicar erro
TV NEWS

Comentários

Tia Carmen
Tia carmen