TV NEWS

Observatório registra primeiro grande meteoro bólido de 2022 sobre o RS

Por Gê do Poa em 04/10/2022 às 09:49:16
O Ingresso de um grande meteóro na atmosfera teve duração de 5 segundos e se extinguiu sobre Capão da Canoa. Segundo o professor Carlos Jung, magnitude é a maior registrada até este momento no ano. Observatório registra primeiro grande meteoro bólido de 2022 sobre o RS

O Observatório Heller & Jung registrou, na madrugada de segunda-feira (3), a passagem de um meteoro bólido sobre o Rio Grande do Sul. Ele ingressou na atmosfera às 2h26 aproximadamente sobre Capão da Canoa, no Litoral Norte.

"A magnitude deste meteoro é a maior registrada até este momento no ano de 2022, atingindo -9", explica o professor Carlos Jung.

O bólido faz parte da chuva October Gamma Puppids. Ele entrou na atmosfera a 107,1 km e foi extinto a 81,8 km. Segundo o professor, o meteoro teve duração de 5 segundos.

A imagem foi captada por uma câmera instalada em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre, à zênite, termo técnico da astronomia que designa o ponto interceptado por um eixo vertical traçado a partir da cabeça de um observador até a esfera celeste. "Como se estivesse olhando 100% para cima", simplifica Jung.

Observatório registra primeiro grande meteoro bólido de 2022 sobre o RS

Observatório Heller & Jung

Comunicar erro
TV NEWS

Comentários

Tia Carmen
Tia carmen