TV NEWS

Primavera terá variações de temperaturas entre 5ºC e 40ºC no RS; veja a previsão para os próximos meses

Nesta Primavera também terá diminuição de chuvas no RS

Por Gê do Poa em 22/09/2022 às 03:16:39
Parque da Redenção

Parque da Redenção

A primavera está chegando, mas o frio ainda não está pronto para ir embora do Rio Grande do Sul. A estação que marca a transição do inverno para o verão inicia, às 22h4min do dia 22 de setembro. O fenômeno La Niña influenciará os próximos três meses, e a região sul do país poderá sofrer com temperaturas mais baixas que o normal para essa época do ano, podendo chegar a 5ºC em algumas regiões do Estado do RS.

No último verão Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul sofreram com ondas de calor muito intensas e a estimativa é que aconteça novamente este ano, mas com menor intensidade. A partir de dezembro, temperaturas muito altas serão registradas, podendo chegar aos 40ºC. A primavera se despede, dando passagem ao verão, no dia 21 de dezembro.

— Aquelas temperaturas de 40ºC em Uruguaiana, esse ano vamos ter de novo. Então, para o Rio Grande do Sul, não vai ser uma primavera amena não. A temperatura sobe rápido e aquece bem —, afirma a meteorologista da Climatempo.

O clima global vem sendo influenciado pelo La Niña desde meados de 2020 e a primavera de 2022 será a terceira consecutiva com o padrão de precipitação e de temperatura modificado pelo fenômeno. Por conta do La Niña e do final do inverno, as ondas de frio ainda acontecem no começo da primavera. Existem chances de geada nas regiões da Campanha, principalmente em cidades como Quaraí e Bagé, e também no Norte, em municípios como Passo Fundo e Erechim ainda na sexta-feira (23). No sábado (24), a previsão de geada segue para o Norte, mas reduz na Campanha. A Serra gaúcha conta com fortes chances de geadas nos dois dias.

Em outubro, a temperatura tende a cair, podendo causar mais episódios isolados de geada. A Serra é a região mais afetada pelo frio e algumas temperaturas do início da primavera podem chegar até a 5ºC, segundo a Climatempo. O regime de chuvas também tende a diminuir no mês de outubro. Sem nuvens no céu, o sol aparece e esquenta mais, garantindo que temperaturas mais quentes e características da primavera cheguem ao Estado.

Algumas regiões do RS, como o Centro e a Fronteira Oeste, enfrentarão episódios com temperaturas acima da média esperada. Em novembro, essa anomalia de temperaturas fica mais acentuada à medida que as chuvas ficam menos frequentes. Com o céu aberto, a temperatura oscila menos em novembro, e o calor começa a aparecer mais em todo o Estado, numa preparação para o calor - e o verão - que chegam em dezembro.

Comunicar erro
TV NEWS

Comentários

Tia Carmen