Trilhos alagados e falta de energia em subestação: o que falta para a Trensurb retomar operações em Porto Alegre
  • Porto Alegre, 07/07/2024
  • A +
  • A -
Publicidade

Trilhos alagados e falta de energia em subestação: o que falta para a Trensurb retomar operações em Porto Alegre

No túnel da rede metroviária, próximo à ponte do vão móvel, rede da Trensurb tem alagamento e banco de areia; drenagem deve iniciar na próxima semana


Trilhos alagados e falta de energia em subestação: o que falta para a Trensurb retomar operações em Porto Alegre
Publicidade


Entre Novo Hamburgo e Canoas, cerca de 50 mil pessoas utilizam diariamente o serviço emergencial de viagens da Trensurb. Para chegarem ou saírem de Porto Alegre em direção às cidades da região, os usuários ainda precisam enfrentar viagens de ônibus que podem passar de 1h em horário de pico. Por outro lado, a empresa pública ainda atua diariamente para tentar retomar as operações nas estações que não foram gravemente atingidas pela cheia, principalmente na Capital.

Quem passa pela rua Voluntários da Pátria, nas proximidades da ponte do vão móvel, observa que aquele trecho é um dos poucos da Capital que ainda tem um grande ponto de alagamento. Trata-se do túnel da rede metroviária, entre as estações Farrapos e São Pedro. No local, além da água, há também um grande banco de areia sobre os trilhos por onde antes passavam trens.

A água que segue no local também acaba atingindo trechos da rua Voluntários da Pátria e das alças do entroncamento com a avenida Sertório. Há restos de resíduos e o cheiro de sujeira ainda segue forte no local. Segundo a Trensurb, a área tem sido drenada com o apoio da Petrobras. Entretanto, as últimas chuvas que atingiram a região e o sistema de drenagem da região, que converge para o local, têm dificultado o esgotamento da água.

“A expectativa é retomar a drenagem da área, com a casa de bombas da Trensurb em funcionamento, na próxima semana. Para isso, a empresa está em processo de contratação emergencial de fornecimento de um gerador e painel de comando para as bombas na bacia rodoferroviária, com o objetivo de esgotar a água do local e mantê-lo seco”, destacou a Trensurb.

Gestão da casa de bomba da Trensurb

Conforme a prefeitura de Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) manifestou interesse em assumir a gestão da casa de bomba da Trensurb localizada ao lado do túnel da rede metroviária. Em junho, uma comitiva da prefeitura chegou a vistoriar o local. A empresa ressalta que as tratativas entre os órgãos iniciaram, mas nada foi concretizado.

Além disso, a Trensurb afirma que segue trabalhando intensamente na subestação de energia localizada ao lado da estação Farrapos, no Quarto Distrito. De acordo com a empresa, o retorno do funcionamento da estrutura é essencial para permitir a retomada das operações nas estações Fátima e Niterói, em Canoas, e Anchieta, Aeroporto e Farrapos, em Porto Alegre. Entretanto, ainda não há previsão para conclusão dos trabalhos de restabelecimento da energia na subestação.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.