alfa

Gripe aviária também causou mortes de aves no Zoológico de Sapucaia do Sul, confirma Ministério da Agricultura

Passa de 90 animais mortos no zoológico, espécies de cisnes, marrecos, patos, aves aquáticas

Por Gervásio Gonçalves em 16/05/2025 às 15:11:06
"Passa de 90 animais mortos no zoológico, espécies de cisnes, marrecos, patos, aves aquáticas

"Passa de 90 animais mortos no zoológico, espécies de cisnes, marrecos, patos, aves aquáticas

Visitas no local estão suspensas, de acordo com o governo do estado. RS confirmou na sexta primeiro caso do vírus em granja comercial. Gripe aviária atingiu granja com 17 mil aves no RS; quase todas morreram pela doença

A gripe aviária causou a morte de aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, como confirmou o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) na manhã desta sexta-feira (16). Também nesta sexta, foi confirmado o primeiro foco da doença em granja comercial, em um aviário de Montenegro.

As visitas ao parque ficarão suspensas por tempo indeterminado, de acordo com o governo do estado.

O acesso do público já estava suspenso de forma preventiva desde quarta-feira (14). A investigação da causa da morte incluiu a análise de amostras. Não há alteração nos trabalhos internos de atendimento aos animais.

"Passa de 90 animais mortos no zoológico, espécies de cisnes, marrecos, patos, aves aquáticas. Em vida silvestre, a ação é o recolhimento e a destinação das carcaças pra evitar disseminação. É diferente de uma granja, em que se faz a despopulação. Os animais que vierem a óbito serão enterrados, mas não há despopulação do zoológico", afirma Ananda Kowalski, da Secretaria de Agricultura.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas, mas também pode acometer humanos.

Todas as suspeitas de influenza aviária devem ser notificadas imediatamente à Secretaria da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Zoológico de Sapucaia do Sul


Fonte: G1

Comunicar erro
Tia carmen 2

Comentários