Zoológico de Canoas devolve animais reabilitados para a natureza; VÍDEO

Por Editor em 21/01/2022 às 10:04:30
Dezesseis animais passaram por treinamento e avaliação médica ao longo de 2021 para que retorno aos habitats fosse possível. Zoológico de Canoas faz a primeira soltura de animais reabilitados de 2022

O Zoológico municipal de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, devolveu à natureza, na quinta-feira (20), 16 animais silvestres que passaram por reabilitação no local em 2021.

Dois urubus-de-cabeça-preta foram soltos no Parque Industrial Jorge Lanner, no bairro Niterói. Eles foram encontrados na região sem conseguir voar e passaram tanto por treinamento quanto por avaliação médica.

Também foram soltos no local outros seis pássaros – entre sabiás, bem-te-vis e pombas juritis – que chegaram filhotes ao zoológico. Eles também foram treinados e tratados por médicos veterinários.

Animais foram soltos após avaliação e equipe técnica

RBS TV/Reprodução

O biólogo do zoológico, Daniel Vasconcelos, explica como é feito o processo, da recepção até a soltura dos bichos.

"Nesse período de verão, nós recebemos muitos animais, principalmente filhotes órfãos, pois é época de reprodução. Nós buscamos avaliar, treinar o animal e programar a soltura o mais perto possível do ambiente de origem dele", comentou.

Na ação, ainda foram soltos quatro gambás-orelha-branca e um gavião-carijó, na fazenda escola, em Nova Santa Rita, e um carcará, em Esteio. Todos os animais foram recebidos ainda jovens e também passaram por treinamento e avaliação médica.

Maus-tratos aos animais é crime

Zoológico de Canoas devolveu à natureza animais silvestres que passaram por reabilitação no local

RBS TV/Reprodução

Os animais silvestres são protegidos por lei e maltratá-los é crime. Para denúncias de maus-tratos de animais silvestres, ligue para Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Canoas: (51) 3236-1800.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Comunicar erro
Tia carmen

Comentários

ascol