Boi é encontrado morto em propriedade rural sem água em Uruguaiana, diz polícia

Por Editor em 20/01/2022 às 19:00:38
Outros 13 animais foram localizados cercados sem acesso a água. Responsável foi autuado pelo município por infração administrativa e será investigado por maus-tratos. Cidade decretou emergência pela estiagem. Boi foi encontrado morto em propriedade rural de Uruguaiana

Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, investiga um homem por maus-tratos a animais. O suspeito é dono de uma propriedade rural onde foram encontrados bois e vacas confinados sem acesso à água nesta quinta-feira (20).

Um dos animais já estava morto quando a polícia e a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente chegaram ao local, na comunidade de Aldof Stern. Os outros 13 bovinos estavam magros. As fontes naturais e artificiais de água da propriedade estavam secas.

Uruguaiana é um dos 325 municípios do Rio Grande do Sul a decretar situação de emergência em razão da estiagem (veja situação abaixo).

Falta de chuva provoca morte de 5 mil peixes em Coronel Barros

O pequeno bebedouro artificial dos animais era abastecido mediante acionamento manual. Contudo, segundo o delegado Nilson de Carvalho, o responsável admitiu que há quatro dias ninguém visitava o local. Uma testemunha ouvida pela polícia declarou que a propriedade rural não era visitada há 10 dias.

O homem de 20 anos foi autuado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por infração administrativa. Já o crime ambiental de maus-tratos a animais, investigado pela polícia, prevê pena de três meses a um ano de detenção.

Reservatórios de propriedade não continham água, segundo polícia

Polícia Civil/Divulgação

Estiagem

Nesta quinta, a Defesa Civil do estado atualizou a situação da estiagem, com 325 municípios (65% das 497 cidades do estado) com decretos de emergência emitidos pela falta de chuva.

Além disso, sete municípios registraram problemas por causa do clima, mas sem a emissão de decreto. A União já reconheceu a situação de emergência de 79 cidades. Outras 199 tiveram a documentação homologada pelo estado.

Diante desse cenário, a Secretaria da Agricultura recebe até segunda (24) pedidos de gestores municipais interessados na escavação de microaçudes e perfuração de poços artesianos. Ofícios com as solicitações devem ser enviados para o e-mail [email protected]

A proposta é que sejam escavados, num primeiro momento, 10 microaçudes por município, em média. Ao todo, 6 mil estruturas estão previstos pelo governo.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Comunicar erro
anuncio

Comentários

Tia carmen