Segunda, 10 de Agosto de 2020
51 992223357
Saúde COVID AMÉRICA LATINA

Moreno admite que Equador não estava preparado para epidemia de coronavírus

Com 7.858 casos e 388 mortos confirmados (mais de mil óbitos suspeitos), país é um dos mais afetados da América Latina

16/04/2020 12h00
110
Por: Redação
Moreno admite que Equador não estava preparado para epidemia de coronavírus

O presidente do Equador, Lenín Moreno, admitiu nessa quarta-feira que não estava preparado para enfrentar a epidemia do novo coronavírus, que já matou centenas de pessoas e provocou o caos em Guayaquil, o centro financeiro do país. "Li e escutei vários comentários que assinalam que não estávamos preparados. Claro que não estávamos preparados. Ninguém estava", disse em rede nacional de rádio e TV. "Nenhum governo, de qualquer país, estava preparado", declarou o presidente.

O chefe de Estado destacou que a epidemia pegou seus de cofres vazios diante das dificuldades econômicas que atravessa – o Equador, com 7.858 casos e 388 mortos confirmados (mais de mil óbitos suspeitos) é um dos mais afetados da América Latina pela epidemia, que atinge especialmente a província de Guayas (sudoeste), cuja capital é Guayaquil. Essa cidade tem registrado inúmeros casos de corpos sem remoção em residências e até nas ruas, com os hospitais lotados e a população clamando por ajuda.

Moreno criou uma força conjunta de policiais e militares para enfrentar o colapso do sistema funerário em Guayaquil, onde há "1.424 falecidos nos hospitais e em residências". As funerárias deixaram de trabalhar devido às restrições de mobilidade pelo toque de recolher e diante do temor de contaminação de seus funcionários.

Jorge Wated, que comanda a força conjunta, informou que na terça-feira foram retirados cerca de 800 corpos de residências e outros 600 de hospitais. A situação levou o vice-presidente, Otto Sonnenholzner, a pedir desculpas pela "forte deterioração" da imagem internacional do país.

@poa24h

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (11/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quarta (12/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Mais lidas
Anúncio