casa da linguiça
sheik
RESSACA DO MAR

VIDEOS: RESSACA DO MAR ARRASTA BANHISTAS NO LITORAL DE SÃO PAULO

Mar violento assusta banhistas com ondas de até 4 metros de altura

28/02/2020 23h58Atualizado há 1 mês
Por: Redação
655

A maré subiu e uma forte ressaca atingiu as praias do litoral de São Paulo na tarde de domingo (23). Um vídeo obtido pelo POA24HS mostra o momento em que o mar em uma praia de Ubatuba, invade a faixa de areia e arrasta cadeiras, guarda-sóis e, até mesmo alguns banhistas que aproveitavam o dia ensolarado. A previsão é que a maré continue alta nesta segunda-feira (29).

A previsão para a região já era de maré elevada no domingo, conforme divulgado pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas na Unisanta (NPH-Unisanta), mas o nível do mar aumentou mais do que o esperado.

As imagens foram gravadas por banhistas no meio da tarde, na Praia de Pitangueiras, quando a ressaca atingiu o litoral paulista. O vídeo mostra a força do mar que arrasta cadeiras e, no início, é possível ver que até uma mãe com uma criança no colo é arrastada pelas ondas.

Os banhistas tiram rapidamente seus pertences da areia para evitar que eles sejam levados pela água, mas mesmo assim alguns objetos foram perdidos. No final do vídeo é possível ver diversas pessoas no mar em busca de seus pertences que foram arrastados pelo mar. Apesar do susto, ninguém ficou gravemente ferido.

www.carmensclub.com.br

Em Ubatuba, no litoral norte do Estado, o mar também avançou na Praia do Tenório e arrastou turistas. Com ressaca e mar grosso, as ondas invadiram a faixa de areia de várias praias e arrastou mesas, cadeiras, barracas e itens de banhistas.

De acordo com a Capitania dos Portos, há dois avisos de ondas altas para a cidade - um deles emitido no domingo com possibilidade de onda de até 4 metros. A capitania alerta para que banhistas e marinheiros fiquem alerta aos avisos, que podem ser acompanhados pelo aplicativo Boletim ao Mar, que traz informações em tempo real.

Maré permanece alta

De acordo com a Marinha do Brasil, a previsão de maré alta se mantém nesta segunda-feira (24), mas não deve subir tanto novamente. Durante a madrugada, a maré atingiu 1,78m às 03h10 na Praticagem e 2,01m às 3:30 h na Ilha Barnabé, informações do NPH Unisanta. A tendência é diminuir e a previsão é que volte aos níveis normais na quinta-feira (27).

Por conta disso, a Prefeitura de Santos alerta para possíveis alagamentos na Zona Noroeste. Segundo a Defesa Civil da cidade, com a maré em 1,8 metro já há possibilidade de alagamentos em canais e em algumas áreas da região.

Assista a mais vídeos feitos por banhistas no momento que o mar entra praia adentro carregando tudo:

Valdir Innocentini, pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), explicou que estes fenômenos são diferentes, que são gerados de formas distintas. "Um swell (marulho), são ondas geradas pelo vento, que se propagam por muitos quilômetros antes de chegarem à costa. Windsea (vagas), também são ondas geradas pelo vento, mas neste caso, o observador está muito próximo de onde estão sendo geradas."

Já o fenômeno da ressaca, explica o doutor Innocentini "é a elevação anormal do nível do mar na costa. Pode ser provocada por ondas, marés astronômicas ou marés meteorológicas (storm surge). Geralmente ocorre quando há combinação de mais de um desses fatores favoráveis.

O tsunami meteorológico é gerado de forma completamente diferente do swell e da ressaca, observa o doutor Valdir. "O tsunami meteorológico não é gerado pelo vento, mas por alguma instabilidade atmosférica que entra em ressonância com ondas da superfície do mar."

#poa24hs

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.