casa da linguiça
sheik
Cultura

Prefeitura lança edital para gestão de Pinacoteca e Atelier

Interessados terão 40 dias para apresentar planos de trabalho

07/02/2020 15h13Atualizado há 2 meses
Por: Redação
85
Marchezan destacou o maior acesso de trabalhadores com ampliação do horário de visitação da Pinacoteca
Marchezan destacou o maior acesso de trabalhadores com ampliação do horário de visitação da Pinacoteca

Foi lançado na tarde desta quinta-feira no Paço Municipal o edital para a gestão da Pinacoteca Ruben Berta e Atelier Livre Xico Stockinger. Com presença dos secretários municipais de Parcerias Estratégicas e da Cultura, Tiago Ribeiro e Luciano Alabarse, a coordenadora de Artes Plásticas da SMC, Adriana Boff, apresentou o edital para a contratualização com Organização da Sociedade Civil (OSC) por cinco anos no valor de R$ 5,3 milhões com repasses anuais, o inicial de R$ 1,013 milhão. “Entre os objetivos da parceria estão a expansão dos horários de visitação da Pinacoteca, com incremento de público, além do aumento da programação de cursos do Atelier Livre, aumento da formação de professores, desburocratização da gestão e participação maior da sociedade nos dois equipamentos e integração das atividades da Pinacoteca e Atelier”, aponta. 

Em números, as metas mínimas para as OSCs interessadas são o aumento de 35 horas para 46 horas semanais de abertura ao público, incluindo finais de semana, incremento do número de visitantes, dos atuais 11,9 mil ao ano, para 15 mil no primeiro ano e 30 mil ao final dos cinco anos, além da formação de 750 professores e atendimento de 10,9 mil alunos. “No Atelier, vamos dobrar o número de cursos extras de 30 para 65 ao final de cinco anos. Outra exigência para a OS será que o Atelier ofereça cursos em áreas de vulnerabilidade social e polos de inovação e cultura”, diz. 

O secretário da Cultura Luciano Alabarse destacou que este modelo representa novo paradigma de gestão, o que incomoda os que não gostam do novo. “O novo causa resistência, mas o tempo não volta atrás”, disse citando “Sinal dos Tempos”, de Bebeto Alves e Antonio Villeroy, cantada por Ednardo e Belchior. O prefeito Nelson Marchezan ressaltou que o trabalhador terá acesso à Pinacoteca com 11 horas a mais e nos finais de semana e destacou a ampliação de 23% dos cursos do Atelier e em 55% o número de alunos. O lançamento teve a presença da secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, e de representantes da Fundação Bienal do Mercosul e da Fundação Iberê Camargo, as duas fundações que já demonstraram interesse na contratualização. O edital tem prazo de 40 dias. O anúncio da OSC selecionada será feito em abril, e o contrato será assinado em maio. 

Ouça abaixo a entrevista com Tiago Ribeiro, Secretário Municipal de Estratégias e Cultura de Porto Alegre

#poa24hs 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.