casa da linguiça
sheik
sheik
GUERRA

Bases com tropas americanas no Iraque são atacadas com foguetes

Pelo menos nove foguetes atingiram a base de Ain Al Assad, no oeste do país

07/01/2020 22h18
Por: Fabrício Vieira
Fonte: Correio do Povo
246

Ao menos nove foguetes caíram na noite desta terça-feira na base aérea de Ain al Assad, no oeste do Iraque, onde estão estacionadas tropas dos Estados Unidos, disse à AFP uma fonte de segurança. O assistente de Defesa dos Estados Unidos, Jonathan Hoffman divulgou nota oficial sobre o ataque iraniano. De acordo com o Pentágono, mais de uma dezena de mísseis balísticos foram lançados contra pelos duas bases em território iraquiano: Al-Assad e Irbil. Conforme o departamento de Defesa, todas as salvaguardas foram tomadas para evitar perdas de pessoal, com as bases funcionando em alerta máximo.

O ataque ocorre após grupos armados pró-Irã prometerem unir forças para responder ao ataque de um drone americano que na sexta-feira matou o general iraniano Qasem Soleimani e o líder militar iraquiano Abu Mahdi al Muhandis em Bagdá.

Segundo a TV estatal iraniana, os Guardiões da Revolução "confirmaram o ataque a uma base no Iraque com dezenas de mísseis", e ameaçaram com "respostas ainda mais devastadoras" em caso de resposta americana. A Casa Branca revelou que o presidente americano, Donald Trump, foi informado do ataque contra a base de Ain al Assad e acompanha a situação de perto. "Estamos a par dos ataques a instalações dos Estados Unidos no Iraque. O presidente foi informado e está monitorando de perto a situação e consultando sua equipe de segurança nacional", informou a porta-voz Stephanie Grisham.

O jornalista da Forbes, Mark Hughes, divulgou que pelo menos 30 mísseis desembarcaram no território. A agência de notícias iraniana Fars News publicou o vídeo abaixo, que mostraria o lançamento de um foguete do país rumo à base. A base foi visitada pelo presidente americano, Donald Trump, em 2018. Segundo uma agência local de notícias, também teria ocorrido um ataque aéreo na cidade de Erbil, capital da província iraquiana do Curdistão.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários